Festival Holi - As Cores Deslumbrantes da Índia




Guerra de cores toma conta da Índia. O Festival de Holi celebra a primavera e o deus Vishnu, e, ao menos por um dia, ricos e pobres, seja qual for a religião, se tornam um só: o povo indiano.
Já imaginou um lugar em que todas as diferenças desaparecessem sob cores e fumaças cor-de-rosa? Num dia do ano isso é possível. Na comemoração da chegada da primavera, a Índia apaga raça, credo e status com tons de azul, laranja e dourado.



HotelsCombined.com - Pack full of the best deals

Diz a lenda que tudo começou em uma brava luta entre o bem e o mal. Hiranyakashipu era o rei dos demônios; imortal e arrogante, ele fazia com que todos os seus súditos o idolatrassem como a um deus. Ele tinha uma irmã de nome Holika que, de maldade, não ficava atrás. Um dia, o rei e sua irmã decidiram planearam matar Prahalad, o filho do rei que, ao contrário do pai, era bom e continuava devoto ao deus Vishnu.
De nada adiantavam as artimanhas, suas estratégias sempre falhavam, até que Holika consegue convencer Prahalad a entrar em meio às chamas. Ele sai vivo, enquanto sua tia queima até a morte. Foi quando apareceu Vishnu e pôs fim à imortalidade de Hiranyakashipu. Foi assim que surgiu o Festival de Holi, um dia de homenagem ao deus Vishnu e a celebrar a chegada da primavera.

Além de uma ocasião religiosa, Holi marca o início do ano novo no calendário Hindu. Entre os meses de fevereiro e março, milhões de indianos se reúnem e pintam casas, ruas e pessoas, escondendo as tristezas sob guerras de cores. Por todo um dia, a regra é brincar, atirar pós e tintas coloridos e esquecer a hierarquia de castas.
Os preparativos para o festival começam alguns dias antes, quando a população começa a juntar madeira para acender a fogueira na noite em que acontece Holi. Uma boneca de Holika é queimada nela; uma maneira de refazer a história que inspira o festival. No sul da Índia, as celebrações são mais religiosas, enquanto no norte, mais exuberantes.

Todo o ritual simboliza a vitória do bem contra o mal. O povo canta e dança pelas ruas, bebendo bhang – uma bebida típica -, enquanto nuvens de pó de todas as cores pintam o que quer que toquem, trazendo uma nova vida aos mercados, pessoas e calçadas.
Entre crianças gritando e cantos de hindus, para os indianos o festival traz diversos significados e até a saúde sai em benefício. Os hindus acreditam que o fogo nos rituais aquece o corpo enrijecido pelo inverno, levando embora as doenças, e há quem diga que os pigmentos dos pós coloridos ajudam a fortalecer o organismo.
O dia acaba com visitas a parentes e amigos, regadas a doces como presentes; nada melhor para estreitar as relações depois de uma renovação total do corpo, alma e mente.


HotelsCombined.com - Pack full of the best deals


Está a pensar em ir ao próximo Festival Holi na Índia???

FAÇA JÁ A SUA RESERVA DE HOTEL
COM A HOTELSCOMBINED, MAIS
BARATO NÃO ENCONTRA...
Save on your hotel at HotelsCombined.com


Adim

3 comentários:

  1. Excelente post, embora as fotos penso que estão demasiado "artisticas", mas muito bom!

    Eu este ano tive a sorte de ter estado neste festival e posso dizer que fot das melhores experiencias que já tive!

    A bebida é tipica, mas só neste dia, até porque a bebida tem substancias ilegais...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo, pelo seu comentário, se quiser efectuar um post e colocar as suas fotografias, terei todo o gosto de colocar no blog. Se aceitar envie as fotografias e o seu post para o seguinte endereço de correio electrónico omeupassaporte@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Trabalhe em casa ou em qualquer lugar do Brasil e obtenha ganhos semanais superiores a R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00. Saiba mais através do site:
    http://www.frpromotora.com/luishenrique89350

    ResponderEliminar

Instagram