Cracóvia - Polónia

Cracóvia é uma cidade que possui uma vasta história, foi capital da Polónia por quase seis séculos até ao ano de 1596, durante a Segunda Guerra Mundial, esta cidade quase não foi atinguida, ao contrário de outras cidades polacas.

Cheguei a Cracóvia por comboio vindo de Bratislava, a viagem desde Bratislava foi efectuada de noite, assim poupei uma noite de alojamento. Mal saimos do comboio diriguimo-nos a um posto de turismo, onde reservamos uma hostel. Após deixar as malas na hostel, fomos conhecer a cidade patrimonio da humanidade, há dois pontos obrigatórios, o Monte Wawel e a Cidade Velha (Rynek). Os pontos turisticos são todos muito próximos uns dos outros, fizemos a visita toda a pé. Para conhecer o centro histórico, basta uma manhã. 


No Monte Wawel encontra-se a cidadela, no interior das muralhas fortificadas, era a sede do governo polaco. Dá também para visitar o Castelo Real, a Catedral de Cracóvia e o Covil do Dragão. O acesso ao pátio da cidadela é gratuito, mas nos restantes edifícios pagamos para entrar. No exterior das muralhas existe uma estátua de bronze do dragão cuspindo fogo, as margens do Rio Wisła, com uma paisagem fantástica
























Esta é a casa espiritual da Polónia, fazendo o link histórico entre a realeza e a Igreja Católica. As capelas e sepulturas reais guardam os restos mortais dos mais importantes membros, como o rei Kazimierz. O ingresso também dá direito à subida até o sino Zygmunt, do século 16, que só badala em ocasiões importantes, como a da morte do papa João Paulo II.
GIF FLIGHT OFFER 468x60

Na Cidade Velha, temos que dar destaque para a Praça do Mercado (Rynek Główny) com a Torre da Câmara Municipal, o Mercado, o Portão de São Floriano e os espaços verdes que contornam a Cidade Velha.
PRAÇA DO MERCADO
GIF FLIGHT OFFER 468x60


MERCADO



Também podemos contemplar o Barbacã, Florianska. A Barbacã foi construída no século XV e era, na sua altura, o maior edifício do seu género. O objectivo da Barbacã era defender o Portão de Floriano dos ataques de Osman
BARBACÃ


De tarde visitamos as Minas de Sal de Wieliczka também classificadas pela UNESCO como património da humanidade, autêntica cidade subterrânea feita de sal, regressando a Cracóvia fomos para o alojamento.
MINAS DE SAL
















Quando pensamos em visitar Cracóvia o que mais nos atraiu foi à proximidade com Auschwitz, hoje Oświęcim. Para quem gosta de História e sabe sobre esses campos de extermínio Nazis alemães com certeza terão a curiosidade de conhecer de perto o local e os fatos históricos do maior campo de extermínio que já existiu e o lugar onde morreram mais de 1,5 milhão de pessoas. (Ver post Auschwitz - Polónia)

Adim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram