A Escarpa de Bandiagara é um excelente exemplo de um estabelecimento humano tradicional, representante da cultura Dogon, que se tornou vulnerável sob o impacto do turismo. As relações e rituais complexos do povo Dogon com o meio ambiente incluem o uso de curativos e de plantas medicinais selvagens e as associações sagrados com raposa pálida, chacal e crocodilo.
A zona estende-se do Gani-do no sul-sudoeste de Koudianga no norte-nordeste, ao longo da estrada que liga bankas, Koporo, Madougou e Diankabou. O santuário fica no limite sul do Saara numa região árida do Sahel com médias de 580 mm de chuva por ano. Ele apresenta três distintas feições geomorfológicas: Bandiagara planalto, escarpa Bandiagara, e a Plaine du Sino. A paisagem é constituída de um terreno antiga erosão de chapadas planas, Mesa e buttes arenito. O substrato de rocha é predominantemente arenito superior do Cambriano e os períodos de ordovicianas, formado em estratos horizontais e caracterizada por uma grande variedade de facies. Expostas estratos horizontais periodicamente resultar em rochas poligonais . Em algumas áreas do planalto é coroado por laterita, escudo pedra de ferro ou conglomerados impermeáveis. A escarpa formou-se em numerosas irregularidades, entalhes, promontórios e é atravessada por barrancos talvegue, desfiladeiros rochosos ou passagens que ligam a planície eo planalto. Thalwegs manter um microclima húmido e sombreado capaz de suportar uma densa vegetação. A água também é retida em fissuras rochosas, resultando em áreas pantanosas sazonais nos estratos de rochas horizontal ou levemente inclinada.
O tipo de vegetação predominante é Sudano-Sahel aberto madeira savana com mosaicos de estepe e flora casmofítica. O planalto de Bandiagara é coberto por uma vegetação de cerrado normalmente sudanesa. Uma vasta gama de espécies animais é encontrado na região. Os habitats do penhasco e rocha apoiar uma diversidade de espécies, incluindo raposas, açores e pombas da rocha. Espécies de mamíferos que ocorrem na região e provavelmente também na escarpa Bandiagara.
A região é um dos principais centros para a cultura Dogon, ricas em tradições e rituais antigos, cultura, arte e folclore. A aldeia da Sanga, ou Songo é célebre pelas suas cerimonias de circuncisão trienais e esculturas rupestres. Os agricultores de subsistência Dogon não chegam até os séculos 15 e 16, mas a região é rica em arquitetura única, a partir de telhado plano cabanas para afinando celeiros seladas com palha, e os cemitérios do penhasco. Relações simbólicas ocorrem com o meio ambiente, tais como semi-domesticados com crocodilos, raposa pálida e chacal, e o desenvolvimento de máscaras elaboradas, colares e danças rituais.
A moradia da família grande era geralmente construído em dois níveis. A fachada não tinha janelas, mas teve uma série de nichos e duas portas, muitas vezes decoradas com linhas esculpidas de personagens masculinos e femininos, que simbolizavam as sucessivas gerações da família. O tamanho da casa era quase exatamente a metade do Ginna e geralmente era de um piso. As mulheres foram temporariamente excluídos do grupo doméstico durante o seu período menstrual, as casas de um ou dois circular em forma de mulheres que está sendo construído em uma extremidade da aldeia para o seu uso neste momento. Uma distinção entre os sexos também foi feita em o tamanho dos celeiros. As áreas especiais foram reservados para santuários tradicionais dos quais uma grande variedade podem ser encontrados. Alguns, nas cavernas, provavelmente perpetuou os sites rituais do culto Tellem. Outros, construídas a partir de banco, em conformidade com vários tipos de arquitetura. A venerada a maioria são da responsabilidade do Hogon, o sacerdote que trabalha para várias aldeias. Morando sozinho, sua fonte de inspiração é a cobra, cujo totem é frequentemente esculpida perto da porta de sua morada. As mais antigas mesquitas (o Islão desenvolveu fortemente no país Dogon durante o século 19) foram construídas por pedreiros locais, a par do Togu-na sobre a aldeia comum.
A integração de novos elementos na arquitetura tradicional é uma prova clara da força da civilização Dogon em face das contribuições externas. No entanto, é preciso sublinhar a preservação precária desses habitats e técnicas tradicionais de artesanato, estilos de vida e modo de pensar o que ajudou o povo Dogon para sobreviver.
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Fonte: UNESCO.ORG
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